top of page

Por que as pessoas comem nhoque no dia 29 de todo mês?

  • Foto do escritor: Sr. Luciano Dessardo
    Sr. Luciano Dessardo
  • 4 de jun.
  • 4 min de leitura

Por que as pessoas comem nhoque no dia 29 de todo mês?


Tem dia certo para saborear um nhoque bem quentinho na companhia do seu molho favorito? Para quem acredita na tradição do Nhoque da Fortuna, esse é um compromisso com data marcada: o dia 29 de todo mês.


Talvez você já tenha escutado sobre essa prática curiosa. Talvez até já tenha participado, mesmo sem saber direito o motivo. Hoje, vamos desvendar juntos as razões que levam pessoas ao redor do mundo a comer nhoque todo dia 29.


O que deu origem à tradição?


Segundo conta a lenda do Nhoque da Fortuna, a história começou com um médico turco chamado São Pantaleão, que vivia como peregrino em Vêneto, no nordeste da Itália. Certo dia, ele caminhava faminto por um vilarejo, batendo de porta em porta, em busca de quem pudesse compartilhar um prato de comida.


Até que finalmente encontrou uma família generosa: embora eles não tivessem muita coisa na despensa, acolheram Pantaleão e compartilharam uma refeição, que rendeu sete unidades de nhoque para cada um.


Antes de partir, o peregrino fez uma prece, pedindo prosperidade para aquela família. Mais tarde, eles descobriram que, sem que ninguém percebesse, Pantaleão havia colocado algumas moedas embaixo de cada prato.


A partir dessa história, nasceu a superstição do Nhoque da Fortuna: colocar uma nota ou moeda embaixo do prato e saborear sete bolinhas de nhoque. Por ser uma crença popular, existem diversas versões da lenda, mas essa que acabamos de conhecer é uma das mais aceitas.


O que motiva as pessoas a comer nhoque todo dia 29?


A tradição se espalhou e, até hoje, pessoas de todo o mundo preparam um prato de nhoque, colocam uma moeda ou nota sob o prato e, ao comê-lo, fazem um pedido especial, por sorte, prosperidade e fartura para o mês que está prestes a iniciar.


Muitas famílias têm o seu jeito especial de viver a tradição. Algumas, por exemplo, preparam nhoque juntos, criando um momento de união à mesa, onde as conversas fluem e o clima de alegria contagia a todos. 


Outras, guardam a tradição de comer nhoque para ter prosperidade colocando exatamente sete nhoques no prato e, ao final da refeição, compartilham histórias de superação e gratidão por tudo o que foi conquistado até ali.


Mais do que uma superstição: um momento de conexão


Embora a tradição tenha suas raízes em uma lenda antiga, ela carrega consigo algo que vai além de uma simples superstição com nhoque: o poder de unir as pessoas. Em tempos de correria e agendas lotadas, parar um dia do mês para compartilhar uma deliciosa massa italiana é uma oportunidade de se reconectar com os familiares e amigos e viver deliciosos momentos à mesa.


Mais do que uma crença popular, o Nhoque da Fortuna dá a chance de preparar molhos saborosos com todo o carinho, reunir os entes queridos, compartilhar risadas e criar memórias.


Assim, independente de acreditar que saborear sete nhoques com uma moeda ou nota embaixo do prato trará prosperidade, é possível se inspirar na história de São Pantaleão e da família que o acolheu, lembrando da importância de estar juntos e de dividir o que temos com generosidade.



A tradição pode se tornar ainda mais especial


Com o seu toque pessoal, o dia 29 se torna ainda mais especial. Que tal algumas ideias para transformar o momento em um evento cheio de sabor, diversão e conexão em família?


  1. Aposte na variedade de molhos: O nhoque combina perfeitamente com diversos molhos, dando opções para todos os gostos. Dos tradicionais molhos de tomate e bolonhesa, passando pelos molhos com queijo à combinação de manteiga com sálvia, cada alternativa é uma verdadeira explosão de sabores;

  2. Adoce o momento com sobremesas especiais: Uma torta de limão ou um pudim caseiro são opções perfeitas para finalizar com chave de ouro. Se a ideia for trazer um toque ainda mais italiano à mesa, o tradicional tiramisù ou panna cotta são a opção para encantar a todos. Ah, e não se esqueça de servir um café italiano para finalizar;

  3. Vinhos para harmonizar: O vinho é sempre uma ótima companhia para o nhoque! Para molhos mais leves, como o de manteiga e sálvia, aposte em um vinho branco fresco. Já para molhos mais robustos, como o de tomate, um vinho tinto suave pode ser a escolha ideal. Se o molho for à base de queijos, um vinho branco encorpado ou até um espumante podem complementar de forma deliciosa;

  4. Jogos para transformar a diversão: Crie uma atmosfera descontraída com jogos de tabuleiros, jogos de adivinhações, como charadas, ou até mesmo um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades italianas.



Nhoque Buona: a escolha perfeita para o dia 29


Agora que você já conhece toda a história por trás da superstição do Nhoque da Fortuna, está na hora de escolher o ingrediente principal para tornar esse momento ainda mais especial: o nhoque de batata cozido Buona.


Feito com ingredientes selecionados e qualidade artesanal, seguindo a autêntica tradição italiana com um toque de inovação, o nhoque Buona é a escolha ideal para quem busca não apenas praticidade, mas também o sabor autêntico das massas italianas.

Com nossa receita cuidadosamente elaborada, você pode aproveitar o sabor da culinária italiana, sem abrir mão da conveniência de um produto de fácil preparo.

Descubra: Ingredientes do nhoque da fortuna: Benefícios que vão além do sabor e da sorte.


Com a Buona, todo fim de mês é uma explosão de sabores


Transforme suas refeições em um evento delicioso com o nhoque Buona! Compre agora no supermercado mais perto de você e leve a culinária italiana para a sua mesa!


Celebre a tradição da Itália com o nhoque Buona! Praticidade, sabor e qualidade artesanal em cada garfada.


Comentários


bottom of page