top of page

O que é e onde surgiu: Conheça as origens e as variações da lenda do Nhoque da Fortuna

  • Foto do escritor: Sr. Luciano Dessardo
    Sr. Luciano Dessardo
  • 4 de jun.
  • 4 min de leitura

Quando marca o dia 29 no calendário de cada mês, famílias ao redor do planeta preparam a sua receita de nhoque favorita e saboreiam a massa italiana na expectativa de alcançar sorte e prosperidade no mês que está por vir.


Essa é a lenda do Nhoque da Fortuna, uma superstição que ganhou o mundo e, por ser uma crença popular, conta com diferentes origens e variações. No artigo de hoje, nós vamos conhecer as principais.


Onde tudo começou: possíveis origens da lenda


Não se sabe ao certo quem inventou o Nhoque da Fortuna, o que se sabe é que ela não tem uma única origem. As histórias, embora sejam diferentes nos detalhes, têm algo importante em comum: a ideia de compartilhar.


São Pantaleão: a história mais aceita


A origem do Nhoque da Fortuna estaria relacionada ao médico turco São Pantaleão, que viveu como peregrino na região do Vêneto, no nordeste da Itália no século IV. Certo dia, enquanto andava faminto por um vilarejo, ele bateu de porta em porta, em busca de alguém que pudesse oferecer algum alimento.


Em determinado momento, encontrou uma família humilde, que mesmo tendo pouco, compartilhou uma refeição com Pantaleão. Essa refeição rendeu exatamente sete bolinhas de nhoque para cada pessoa.


Após a refeição, o peregrino fez uma prece em favor da prosperidade da família. Mais tarde, a família encontrou moedas embaixo do prato, que Pantaleão teria colocado sem que ninguém percebesse.


Essa é a principal versão e história mais aceita de como a tradição do Nhoque da Fortuna teria nascido.


Uma história de colheita e agradecimento inspirada na região do Vêneto


Em algumas regiões do norte da Itália, como o Vêneto, o nhoque era preparado após a colheita da batata como uma forma de celebrar a fartura. 


A prática era feita no fim do mês e envolvia dividir a refeição com vizinhos e viajantes, como forma de agradecimento. A ideia de que “quanto mais se compartilha, mais se recebe” se enraizou e virou parte do espírito do Nhoque da Fortuna.


Imigração italiana no Brasil


Ao chegarem ao Brasil, muitos italianos trouxeram seus costumes, inclusive o de preparar nhoque em momentos especiais. 


Com o tempo, a prática ganhou um novo significado por aqui: virou símbolo de esperança para tempos melhores, especialmente no fim do mês, quando o dinheiro já estava mais curto. Comer nhoque no dia 29 virou uma superstição para atrair prosperidade.



Uma lenda, muitos jeitos: as variações da tradição do Nhoque da Fortuna


A lenda do Nhoque da Fortuna se adapta à mesa, à família e ao coração de quem pratica. Ao longo do tempo, ela foi ganhando novas versões, toques pessoais e costumes variados:


  1. 7 nhoques, 7 pedidos

A pessoa come os sete primeiros nhoques em pé, em silêncio, fazendo um pedido para cada um.


  1. Dinheiro sob o prato

Outra tradição comum é colocar uma moeda ou nota sob o prato e comer os sete nhoques. Ela representa um desejo de prosperidade e acredita-se que essa moeda ou nota deve ser guardada até o próximo dia 29.


  1. Dividir o prato com alguém

Inspiradas pela generosidade da lenda de São Pantaleão, muitas pessoas fazem questão de dividir o nhoque com alguém ou até oferecer uma parte a quem precisa.


  1. Receber o nhoque de presente

Tem quem diga que a sorte é ainda maior quando o nhoque é recebido de alguém com carinho. Por isso, presentear alguém com nhoque no dia 29 virou um gesto simbólico de desejo de boa sorte e um carinho delicioso.


  1. Famílias que criam seus próprios rituais

Muitas famílias reinventam a tradição: algumas escrevem os pedidos em papeizinhos e os guardam num pote. Tem gente que transforma o jantar em um momento de gratidão, e, no lugar de fazer pedidos, agradece.


Veja também: Nhoque da fortuna: A tradição que une gerações de famílias ao redor da mesa.


Existe um jeito certo de fazer o Nhoque da Fortuna?


A verdade é que não existe um único jeito certo de fazer o nhoque da fortuna. Cada família pode adaptar o momento de acordo com o seu estilo, suas crenças e a sua forma de fazer as coisas. 


O que realmente importa é o significado que o prato carrega: desejar prosperidade para quem se ama e viver momentos de união e generosidade ao compartilhar a refeição.



O nhoque Buona deixa a tradição do Nhoque da Fortuna ainda mais saborosa


Independentemente das variações do Nhoque da Fortuna, o que importa é compartilhar um momento especial com quem se ama. Para tornar essa celebração ainda mais saborosa, autêntica e italiana, o nhoque de batata Buona é a escolha perfeita.


Com a nossa receita artesanal, garantimos a verdadeira qualidade italiana, oferecendo a textura delicada e o sabor incrível que tornam o nhoque um prato incomparável. Nosso nhoque já vem cozido e, em apenas alguns minutos, fica pronto para proporcionar momentos deliciosos à mesa.


Encante seus clientes com os sabores Buona


Seja um parceiro da Buona e leve a qualidade do nosso nhoque de batata para a sua cidade! Faça parte da tradição italiana que está conquistando o Brasil.



Comentários


bottom of page